terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

11º dia - Puerto Cisnes-Puerto Chacabuco

Hoje rodamos 190 km entre Puerto Cisnes e Puerto Chacabuco, saímos com chuva e chegamos com sol e o trajeto todo em asfalto.
Ficamos pela manhã na cabana em Puerto Cisnes, onde postamos no blog, estudamos um pouco nosso roteiro e arrumamos nossa bagagem.  Uma pausa para descanso, já que estávamos com folga no nosso cronograma.  Saímos por volta de 11 e meia, e quando atingimos exatos 12 km rodados em estrada de rípio fomos parados numa barreira da obra do asfalto, onde nos informaram que haveria detonação de rochas e que o tempo de liberação seria de 1 a 2 horas.   Como não havia outro acesso resolvemos esperar, sorte nossa, pois com vinte minutos de espera escutamos 3 detonações, e 10 minutos depois fomos liberados e continuamos nossa viagem, com mais 4 km de rípio e depois mais 16 de asfalto até o reencontro com a carretera.
No trevo da carretera encontramos um grupo de 6 motociclistas chilenos que estavam parados, logo depois fomos ultrapassados por eles e aí deu uma saudade danada das viagens de moto, que não tem o conforto do carro mas a visão é ampla para apreciar todas estas belas paisagens.
Depois do trevo de acesso a carretera andamos 3500 metros até a pedra gato, um imenso paredão vertical de rocha, onde uma montanha foi recortada para dar espaço para a carretera, que foi construída entre a pedra gato e o rio cisnes, e para completar o cenário uma enorme ponte de concreto foi construída no local, o detalhe é que a ponte foi construída em cima de rio no sentido longitudinal e numa leve curvatura afastando-a da pedra, tornando ali um ponto de parada obrigatória para fotos, para isto ganhou logo adiante um mirante, já que é impossível estacionar bem no local.
Chegamos na Villa Amengual 27 km depois da pedra gato, uma pequena vila sem nenhuma estrutura.
Mais 55 km e chegamos em Manihualis, uma pequena vila mas com posto de combustível, hospedagem e restaurantes.   Ali paramos e num dos restaurantes comemos empanadas, alimento muito comum por aqui, sendo um tipo de pastel de forno, o recheio que escolhemos foi o de carne e o de maçã.
Mais 14 km e novamente deixamos a carretera, desta vez para irmos até Puerto Chacabuco, onde amanhã pegaremos um catamarã que nos levará até o Glaciar San Rafael.
Depois de 44 km chegamos a Puerto Aysén, uma cidade pequena mas com  infraestrutura.   Esta cidade antigamente tinha um porto forte, mas descuidaram e houve o assoriamento do rio que dá acesso ao mar, o porto então foi transferido para Chacabuco, distante 14 quilometros mas na beira do mar.  Em Aysén abastecemos o carro, demos uma volta na cidade para conhecer e fomos para Chacabuco.
Chacabuco é uma pequena cidade, possui pequenos comércios, um porto grande e devido a isto algumas empresas grandes vieram para cá.  Aqui também foi construído um hotel grande e confortável, praticamente voltado para os passeios turísticos que há por aqui, entre eles o do glaciar da laguna San Rafael e o do parque Aiken.
No hotel uma cena que achamos muito interessante, um casal de austríacos com dois filhos, um de aproximadamente 10 anos e o outro com uns 8 anos, estavam em duas bicicletas duplas, numa o pai com o filho maior com um reboque engatado e na outra a mãe com o filho menor.

A obra onde esperamos 30 minutos pela detonação de rocha

No caminho entre Puerto Cisnes e a Carretera

A famosa Piedra El Gato

De volta a Carretera. Hoje a Carretera foi só asfalto.

Um grupo de motociclistas que encontramos.

A Villa Amengual. Essa é aquela que não existe no mapa.

Manihuales. Essa é outra vila que foi difícil encontrar localização exata durante os estudos da viagem.

Aqui deixamos novamente a Carretera. Agora para ir a Puerto Chacabuco. Daqui a dois dias voltamos por este caminho para continuar na Carretera.

Hoje voltamos a encontrar caminhões. E não foram poucos. Estamos indo para o porto mais próximo da capital da Carretera.

Puerto Aysén

Chegando em Puerto Chacabuco. Não é tão feio como tinham dito, mas não tem muita opção para turista.

Esse é o hotel de hoje. Se ontem já achávamos que estávamos em um spa, imagina hoje...
Quando estávamos saindo para lanchar, encontramos um casal de austríacos arrumando suas "bikes" para continuar viagem (estão aí na foto). A princípio achávamos que eram dois casais, pois são duas bicicletas, e cada uma com dois bancos e dois pedais, e tinha muita bagagem, ou seja, tinha mulher junto. Mas de repente aparecem as duas crianças! Logo na cidade nós passamos por eles. Em uma bike estava a mulher e o menino menor, e na outra bike estava o homem e o menino maior. Esta bike estava com uma espécie de reboque. Muito legal ver os quatro pedalando juntos. Bicicleta na carretera é o que agente mais encontra, mas essa surpreendeu.