quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

11º dia - 01/02/10 - Puno (Ilha de Uros)

De manhã, fizemos o passeio para as ilhas de uros, no lago Titicaca. É impressionante o que se vê por lá. É uma cidade dentro do lago:
"Quando da invação espanhola, os uros não aceitaram se render e fugiram de barco da região onde hoje é Puno para dentro do lago. Viveram um tempo nos barcos, e quando sentiram necessidade de espaço, construiram as ilhas, e vivem lá até hoje. As ilhas são feitas com totora, uma espécie de junco. Elas ficam flutuantes, mas são presas no fundo do lago com uma espécie de âncora para, como disse o presidente daquela ilha: "se não amanhã amanhecemos lá na bolívia".
A ilha flutuante que visitamos tem 8 familias e ao total são aproximadamente 50 ilhas."
Na volta do passeio, tivemos a triste notiícia de que o Graciano iria voltar para casa sozinho. Ele tem um casamento no sábado, e fazendo o roterio do grupo ele não teria tempo, então ele resolveu voltar dali, e a despedida foi triste.
De tarde passeamos pela cidade e fomos a um museu (indicação do amigo Marcelo). Interessante!
O dia foi legal pelo passeio, mas foi triste pela terceira perda que tivemos nesta viagem. Silvio, Cátia e agora Graciano. A vida nem sempre é como agente gostaria.